sexta-feira, 11 de julho de 2008


ELVIS DE AZEVEDO MATOS:

Nasceu em Fortaleza em 1966. Foi alfabetizado pela Professora Darcy e por seus pais que sempre o incentivaram a ir para a escola, principalmente em dias chuvosos quando o infante teimava para não acordar. Durante os anos 1970 foi aluno das escolas públicas Hermino Barroso e Joaquim Nogueira onde, em 1984, concluiu o Ensino Médio como Técnico em Contabilidade.

De 1981 a 1984 o autor deste livro vagou pelas ruas de Fortaleza trabalhando como office-boy da Caixa Econômica Federal. Em 1983 conheceu o Coral da UFC, grupo do qual tornou-se integrante no ano seguinte. No Coral da UFC Elvis Matos foi aluno de Izaíra Silvino e Leilah Carvalho Costa. Ali também teve oportunidade de estudar com Ana Maria Militão Porto e Tarcísio José de Lima.

Iniciou sua “vida acadêmica oficial” na Universidade Estadual do Ceará como aluno do Curso de Licenciatura em Música. Formou-se em 1992 juntamente com mais três colegas que formaram a turma Paulo Abel do Nascimento.

Ingressou como professor na Universidade Federal do Ceará em 1994 após concurso público para o setor de estudos “música e ritmo” do Curso de Arte Dramática. Como professor da carreira de Primeiro e Segundo Graus apresentou o projeto criação do Curso de Extensão em Música da UFC, do qual foi o primeiro coordenador.

Em 1996, após novo concurso público, transferiu-se para a Faculdade de Educação da UFC para trabalhar na área de Arte-Educação. No novo ambiente de trabalho teve a oportunidade de cursar o mestrado e o doutorado em educação orientado pelo Professor Luiz Botelho de Albuquerque (mestrado) e Ana Maria Iorio Dias (doutorado).

Como professor da FACED-UFC coordenou a equipe que elaborou o projeto de criação do Curso de Educação Musical do qual é o coordenador. Colabora com o Professor Erwin Schrader na condução do Coral da UFC e desenvolve intenso trabalho como arranjador e compositor de peças para grupos vocais e instrumentais.

Um comentário:

  1. Elvis,
    Gostaria muito de ler sua dissertação sobre a escola Waldorf.
    Como ter acesso?
    mariamoura3@terra.com.br

    ResponderExcluir